[FAQ ID: 85]Como instalar o roteador wireless TP-LINK para funcionar com Cable Modem (Modos Dynamic & Static IP)?

Indicado para: Roteadores Wireless N 300Mbps, Roteadores Wireless N 150Mbps, Roteadores Wireless G 54Mbps, Roteadores Wireless de Banda Dupla N750, Roteadores Wireless de Banda Dupla N600, N900 Wireless Dual Band Routers

Este manual é indicado para usuários que já possuem Cable Modem e desejam compartilhar a conexão da internet. Caso esteja utilizando um modem DSL, ignore este artigo e verifique o artigo: Como configurar meu roteador TP-LINK para funcionar com um modem ADSL.
Passo 1: Antes de Iniciar
(1) Conecte o computador que utilizava o Cable Modem diretamente ao roteador.
Passo 2: Conectando a sua Rede
(1) Desligue o Cable Modem, o roteador e o computador.
(2) Conecte a porta WAN do roteador ao Cable Modem com o cabo Ethernet.
(3) Conecte o computador a porta LAN do roteador TP-LINK.
(4) Ligue o roteador e o computador. Não ligue o modem antes de acessar o roteador.
Passo 3: Acesso ao roteador (Utilitário Web)
(1) Ligue o roteador e o computador, em seguida abra a página da internet e digite o endereço de IP padrão (neste caso 192.168.1.1). Pressione Enter.
(2) Nos campos Username (usuário) e Password (senha) digite a palavra admin, em seguida clique em OK.
Passo 4 Depois de acessar o roteador, Clique em Network->MAC Clone do lado esquerdo da página.
Passo 5 Clique em Clone MAC Address para clonar o MAC Adress do seu computador ao roteador.
Passo 6 Clique em Save para salvar as configurações.
Passo 7: Configuração de WAN Connection Type
Clique em Network > WAN do lado esquerdo da página:
Caso seu provedor de serviço de internet informar um endereço de IP estático, por favor selecione Static IP no campo  de Wan Connection Type, caso contrário selecione Dynamic IP para obter um endereço de IP automaticamente do seu provedor de serviço de internet.
Static IP:
Entre com a informação de IP fornecido pelo seu provedor de serviço de internet nos campos indicados na figura abaixo, em seguida clique em Save, para salvar. Aguarde aproximadamente 2 minutos. Caso não consiga conexão de internet, vá ao passo 9.
Dynamic IP:
Selecione Dynamic IP no campo de WAN Connection Type no lado direito da página, como mostra a figura abaixo. Em seguida clique em Save, para salvar.
 
Clique em Status do lado esquerdo da página. Abaixo de WAN Section, clique em Renew. Aguarde aproximadamente 2 minutos, em seguida um endereço de IP será atribuído. Caso não seja feita esta atribuição ou o tempo esgotar, vá para o Passo 9.
Passo 8: Wireless Setting (Configurações da rede sem fio)
Se o seu roteador é wireless, é necessário que você faça as configurações da rede wireless em sua rede. Em seguida continue com o Passo 9.
Passo 9: Estabilização de Sinal do cable modem e roteador
Depois de ter efetuado as configurações faça uma estabilização de sinal em sua rede para que ela opere com mais estabilidade.
(1) Desligue o cable modem primeiro, deligue em seguida o roteador e computador e deixe-os desligados por aproximadamente 2 minutos;
(2) Religue o cable modem primeiro e aguarde até que o modem funcione de modo estável (com todas as luzes de led funcionando);
(3) Religue o roteador e aguarde por aproximadamente 1 minuto, em seguida religue o computador.
(4) Repita os passos 1-3 citados acima até que consiga conexão com a internet.
 
Nota:
Em alguns casos é necessário que seja feita alteração do endereço IP do roteador TP-LINK a fim de evitar conflito de IP com o Cable Modem.